Aos 15 de fevereiro de 2024 reuniram-se muitas pessoas para a celebração dos Cem Anos da primeira aula do curso de Teologia da Faculdade Dehoniana, em Taubaté-SP. É uma grande graça fazer memória deste momento vivido há um século. Os Padres do Sagrado Coração de Jesus, Dehonianos, vêm colaborando com a formação presbiteral e religiosa de muita gente ao longo de todo este período. São cem anos de lutas, dedicação, trabalho árduo, amor e reparação oferecidos por tantos que nesta instituição se dedicaram.
No ano passado o Convento Sagrado Coração de Jesus, de Taubaté, carinhosamente chamado de Conventinho, também completou 100 anos de sua fundação. Muitos foram os religiosos formadores e formados nesta centenária casa. Aqui muitos dehonianos viveram sua missão de professores, formadores, alunos e, também, bons pastores dedicados ao povo do Vale do Paraíba.

Dentre tantos confrades que por aqui passaram, destaca-se o Padre João da Cruz Pascoal Lacroix SCJ (1879-1964), um alemão que fez do Conventinho de Taubaté sua área de missão, transmitindo o ideal do Reino do Coração de Jesus de uma maneira muito significativa, pois, no ano de 1938, Padre Lacroix funda a Editora SCJ. Com a colaboração do Ir. Evaristo Corrêa SCJ (1910-1955), Pe. Lacroix trabalhou incansavelmente na edição e publicação de materiais de catequese e evangelização. Os recursos obtidos com a Editora SCJ eram destinados à construção de seminários da Congregação e à manutenção de nossas obras. Diante disso pode-se afirmar que Pe. Lacroix foi um grande promotor vocacional da Congregação no Brasil.
Através da Editora SCJ a Congregação torna-se conhecida pelo país. É interessante lembrar que, durante o Jubileu Argênteo do Conventinho, a Editora SCJ foi citada como a responsável por levar o nome da cidade e da diocese de Taubaté para todo o Brasil. Desta forma, já se percebe que sempre houve uma íntima ligação da Editora SCJ com o Conventinho. Infelizmente, após a morte do Ir. Evaristo, a Editora continuou os trabalhos somente durante mais dois anos, sendo fechada em 1957.
Há alguns anos os trabalhos na Editora foram retomados. Muita coisa aconteceu desde que os trabalhos foram encerrados em 1957 até hoje. Algo que não mudou foi a presença de religiosos dehonianos brasileiros no mundo da comunicação. A missão deixada pelo Padre Fundador, o Venerável Leão Dehon, de anunciar o Reino do Coração de Jesus nas almas e nas sociedades, continua vivo e atuante. Mais do que nunca é preciso que os religiosos estejam com a Bíblia em uma das mãos e o jornal na outra. O anúncio do Evangelho precisa ser atualizado à realidade de hoje. Esta é a missão que a Editora SCJ assume hoje, a de divulgar e promover materiais de catequese e evangelização para o povo de Deus.

Com este espírito, em meio à celebração do Centenário da Faculdade Dehoniana, poucos meses após o centenário do Conventinho, foram inauguradas as novas instalações da Editora SCJ. O ato inaugural teve lugar na manhã do dia 16 de fevereiro de 2024. Estiveram presentes o Superior Geral da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Pe. Carlos Luís Suárez Codorniú SCJ, o presidente da Associação Dehoniana Brasil Meridional (ADBM) e Diretor da Editora SCJ, Pe. João Carlos Almeida SCJ e o grande expoente da catequese e evangelização no Brasil, Pe. José Fernandes de Oliveira SCJ (Pe. Zezinho). Pe. Carlos Luís deu a benção e, em seguida, junto com Pe. Zezinho, descerrou a placa à entrada da Editora SCJ. Todos os presentes neste ato puderam, em seguida, visitar o espaço.
A Editora está localizada nas dependências do Convento Sagrado Coração de Jesus, o que mostra fidelidade ao espírito de sua fundação, lá em 1938 com o Pe. Lacroix. O trabalho de evangelização desempenhado pela Editora SCJ é fruto do carisma de amor de reparação vivido e legado por Padre Dehon aos seus religiosos. O trabalho não pode parar!
Por Fr. João Kuberesky, SCJ
